O
MOVIMENTO HUMANO: entre a arte e a ciência no ensino das lutas
Autora: Perla Soares Moura
UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda,RJ,Brasil
e-mail: perlamourakickboxing@gmail.com
Resumo
Esta pesquisa procurou
ouvir, de um lado professores de lutas que possuem o curso de Educação Física e
do outro, professores de lutas que não possuem esta graduação. O caminho foi
dialogar livremente com eles sem a pretensão de encontrar o politicamente correto
nesta situação de atividade profissional. Nossa pretensão desde o início foi
construir e apresentar um diálogo entre a arte e a ciência no ensino do
movimento humano através das lutas. Para isso lançamos mão da entrevista
individual e semiestruturada (CAAE 55667916.0.0000.5237). O objetivo do
trabalho foi adentrar o ambiente das academias, que tem o seu foco desenvolvido
com as lutas, para entender os métodos de ensinamentos aplicados, tanto pelos
Instrutores quanto pelos profissionais de Educação Física que ali laboram. A
relação entre a atuação desses profissionais e como acontece a atuação de ambos
na didática para o ensino das lutas, das técnicas e da execução dos movimentos
usados. O desenvolvimento desta pesquisa lança um pouco de luz à discussão sobre
a formação do profissional que trabalha com lutas e sobre a necessidade ou não
de que ele tenha também formação universitária na área da Educação Física. Fato
inquestionável é a preocupação de ambos os profissionais, não só com o
aprendizado do movimento, mas também e, talvez principalmente, com a formação
do caráter do aluno/atleta de lutas. Outra questão que ficou clara foi a
formação em lutas acontecer desde cedo na vida de ambos e, para encerrar a
consciência de que, embora não seja imposição legal, a formação em Educação
Física abre portas e oferece mais oportunidades a quem trabalha o ensino de
lutas.
Palavras
chave: Movimento
Humano, Lutas, Instrutores,
Professor.
Publicado no livro Ciência Aplicada às Artes Marciais V.2
Leandro Paiva ( Org.)
editora OMP