domingo, abril 12, 2015

O Kickboxing

O Kickboxing é um princípio de Artes Marciais (há quem o considere um desporto de combate como o boxe e não uma arte marcial) relativamente novo, cujas regras procedem da combinação de diversas técnicas de combate de uma variedade de outras disciplinas mais tradicionais, incluindo o Boxe, Kung Fu e Tae Kwondo.
Mas na realidade o Kickboxing tem origem no Full Contact, que foi quem efetivamente agregou essas técnicas de combate para originalmente poderem-se efetuar combates entre praticantes destas diversas modalidades em contato totais: atualmente o objetivo passa a ser o K¹, tal como no Boxe e no Muay Thai, em vez da tentativa de apenas acertar no adversário com o intuito de pontuar, como se passa no Karaté e no Tae Kwondo.
Mais tarde o Full Contact tornou-se uma Arte Marcial por direito próprio, devido a ter aprimorando muitas das técnicas, na medida em que muitos dos golpes destas disciplinas tradicionais, apesar de sua beleza, em termos de eficácia deixavam muito a desejar: o combate num ringue, com luvas de boxe e outras proteções, que amortecem consideravelmente os golpes, revelou equivocamente estas carências e novamente caiu por terra, o mito que bastaria 1 ou 2 golpes para derrubar um adversário.

Fonte:

http://fadekickboxing.webnode.com.br/kickboxing/o-que-e-kickboxing-/



Kickboxing GOLPES USADOS


PARALELA: 
Base indicada para trabalhos iniciais, podendo ser usada para trabalhos mais intensos. 
FRONTAL: 
Base mais usada. Pelo fato de ser a base de luta, é usada em toda parte prática dos chutes, bem como na parte dos socos (pés voltados para frente na linha dos ombros e pernas semi-flexionadas com distância de um passo) 

GUARDA: 
É o ato de levar os punhos até a altura do queixo, fechando os cotovelos próximos às costelas. Na base esquerda, a mão esquerda fica à frente; na direita, é o oposto. 
Para o aprendizado de socos e chutes, o atleta deve ter uma boa base e uma guarda firme. 

CHUTES 

CHUTES FRONTAIS 
MAE GERI: 
Chute frontal com a planta do pé, realizando uma flexão de dedos e batendo com a parte plantar, vulgarmente conhecida como bola do pé. 

MIKAZUKI (INT E EXT): 
Chute frontal semicircular de fora para dentro ou de dentro para fora, feito com as partes interna e externa dos pés, respectivamente. 

KAKATO: 
Chute por cobertura com o objetivo de golpear o adversário na cabeça, no peito ou no ombro, com o calcanhar. 
CHUTES LATERAIS 
MAWASHI GERI: 
Chute lateral com o peito do pé. 

YOKO GERI: 
Chute lateral com a faca do pé, mais especificamente a parte externa do pé. 

URA MAWASHI: 
Chute lateral com movimento de extensão, seguido de flexão do joelho, atingindo o adversário com a planta do pé ou com o calcanhar, vulgarmente conhecido como chute gancho. 


CHUTES GIRATÓRIOS 
Chute no qual se executa uma rotação completa no eixo de uma das pernas podendo ao final do giro golpear com variações de alguns dos golpes acima. USHIRO... 

CHUTES SALTADOS 
Chute executado com salto e, ou giro também pode usar variações no momento final. TOBI... 

OUTROS GOLPES 
RASTEIRAS 
Rasteira (desequilíbrio da perna de apoio do adversário, realizada com a sola do pé) ASHI BARAI. Rasteira executada em giro sem o apoio das mãos ao solo. USHIRO ASHI BARAI. 

CANELADAS 
Golpes executados com as "canelas" na parte interna e externa das coxas, pernas ou qualquer outro local do tronco. 

JOELHADAS 
Golpes executados com os joelhos em direção à cabeça, tronco e coxas. 

SOCOS 

JAB: 
Soco em linha reta, com a mão da perna da frente independente de base. 
OBS : O movimento do corpo do atleta deve ser feito na ponta dos pés, com o cotovelo fechado e com rotação dos quadris; deve ser trabalhado nas 2 bases, paralela e frontal (Dir. e Esq.). No momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para o solo. 
DIRETO: 
Soco em linha reta, com a mão da perna de trás independente da base. 
OBS : O movimento do corpo do atleta deve ser feito na ponta dos pés, com o cotovelo fechado e com rotação dos quadris; deve ser trabalhado nas 2 bases, paralela e frontal (Dir. e Esq.). No momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para o solo. 

CRUZADO: 
Soco formando um ângulo de 90 graus entre braço e antebraço , mantendo o cotovelo na altura do ombro, movimento de rotação interna. Terminando o movimento, volta-se o cotovelo para baixo, mantendo sempre a mão na direção do queixo. Pode ser aplicado com os 2 braços nas 2 bases. No momento do contato do golpe a palma da mão pode ficar voltada para a face ou para o solo. 

UPPERCUT: 
Soco ascendente, utilizado numa movimentação corpo a corpo. Braço com uma pequena angulação de abertura. Visa o queixo do adversário. 
OBS : Trabalhado nas 2 bases com os 2 braços, no momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para a face. 

GANCHO (HOOK): 
Soco em direção ao tronco, utilizado numa movimentação corpo a corpo. Braço com uma média angulação de abertura. O objetivo principal é acertar as costelas e o plexo. No momento do contato do golpe a palma da mão fica voltada para cima. 

CETTER: 
Soco giratório executado com um giro sobre o eixo do corpo, o qual se finaliza atingindo o adversário com as costas da mão. 

URAKEM: 
Soco frontal, sendo executado com as costas da mão. 
ESGRIMAS, BLOQUEIOS & ESQUIVAS: 
ESGRIMAS: 
Ato de utilizar as mãos para desviar o golpe, mantendo sempre a guarda fechada. 

BLOQUEIOS: 
Ato de utilizar as mãos como barreira, mantendo sempre a guarda fechada. 

ESQUIVAS: 
Ato de desviar dos golpes do seu oponente (o pêndulo é um tipo de esquiva), mantendo sempre a guarda fechada.

RASTEIRAS
Rasteira (desequilíbrio da perna de apoio do adversário, realizada com a sola do pé) ASHI BARAI. Rasteira executada em giro sem o apoio das mãos ao solo. USHIRO ASHI BARAI.

CANELADAS
Golpes executados com as "canelas" na parte interna e externa das coxas, pernas ou qualquer outro local do tronco.

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