A musculação tornou-se indispensável para o treinamento de quem pratica Lutas, Artes Márcias e Esporte de Combate. Segundo os autores Delavier/ Gundill do livro Guia de Musculação para Esportes de Luta., a musculação auxilia na eficiência dos golpes do lutador em cinco níveis diferentes: Potência, resistência, amplitude, fortalecimento muscular para prevenção de lesões diminuindo a vulnerabilidade do praticante/atleta.
O treinamento de força para atletas de lutas não se assemelha nenhum pouco com o treinamento de um fisiculturista, ele deve se adaptar aos movimentos praticados na modalidade visando otimizar o desempenho do atleta no menor tempo possível.
Antes de iniciar os treinos o atleta precisa se submeter a uma avaliação, para analisar seu condicionamento físico, histórico de treinamento, possíveis lesões e outras individualidades. Os treinos são elaborados com menos carga e várias repetições em algumas situações exercícios por 2 a 3 minutos sem intervalos, pois o objeto não é desenvolver hipertrofia e sim adaptar os músculos e tendões aos estímulos que o atleta recebe durante os treinos subsequente. Por esse motivo é fundamental o que o trabalho de condicionamento seja conjugado com a musculação adaptada aos golpes da técnica da modalidade levando em conta a individualidade de cada atleta/praticante.
Perla Moura
Profissional de Educação Física
Treinadora
Foto: arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário